Postagens Recentes

30/08/2012

STS Sedov no Porto do Recife (V)







































STS Sedov no Porto do Recife (IV)




















































STS Sedov no Porto do Recife (III)







































STS Sedov (Седов) no Porto do Recife (II)



Comandante do Sedov exalta brasileiros na estada do veleiro russo em Recife

Nicholas Zorchenko abriu a embarcação para visita de sete mil pernambucanos


O veleiro russo Sedov, que deixou o porto de São Petersburgo, no dia 20 de maio, para uma volta ao mundo que passará por todos os continentes e terminará em julho de 2013, esteve no Brasil, mais especificamente no porto de Recife, em Pernambuco, onde permaneceu atracado entre a quarta-feira, 22, e o domingo, 26. Antes de deixar o Brasil, com destino ao Uruguai, o comandante do Sedov, Nicholas Zorchenko, concedeu uma entrevista por telefone à Voz da Rússia.
Voz da Rússia – Comandante Nicholas Zorchenko, como o Sedov e a sua tripulação foram recebidos no Brasil, mais especificamente, em Recife, a capital de Pernambuco?


O veleiro russo Sedov está fazendo uma viagem de volta ao mundo

Nicholas Zorchenko – Fomos muito bem recebidos. Pela primeira vez, em sua longa história de 91 anos de vida, o veleiro Sedov esteve no porto brasileiro do Recife. Também pela primeira vez, a maioria dos nossos marinheiros teve a oportunidade de conhecer esta bela cidade. Os serviços portuários trabalharam com precisão na amarração do navio. Fomos muito bem recebidos, tanto pela população como pelos funcionários do porto e também pela Capitania dos Portos de Pernambuco.

VR – Por que a cidade de Recife foi escolhida como a etapa brasileira da viagem do Sedov?
NZ – O objetivo da nossa entrada no porto brasileiro do Recife foi estratégica e de negócios, pois precisávamos reabastecer o navio e, também, receber os visitantes brasileiros. Recife era o ponto ideal para esta parada de reabastecimento. Afinal, cruzamos o Oceano Atlântico durante 23 dias após deixar Casablanca, no Marrocos. No Recife, então, recebemos combustível, água, alimentação e pudemos fazer alguns pequenos reparos de manutenção. Também pudemos descansar um pouco no Brasil antes de partir para o Uruguai. Mas o que eu devo dizer é que Recife nos impressionou muito, tanto a mim e a alguns marinheiros que já conhecíamos a cidade, quanto aos tripulantes que vieram ao Recife pela primeira vez. A cidade, de fato, é muito bonita. Recife impressiona pela arquitetura antiga e pela sua moderna urbanização que se complementam harmoniosamente. Há muitas pontes sobre os rios e canais e não é por acaso que esta cidade é chamada, também, de Veneza Brasileira. E, o que é mais importante: o povo brasileiro é agradável e muito amigável. No sábado, 25, o navio foi aberto para receber os visitantes, em torno de 6 a 7 mil pessoas. Colocamos guias à disposição dos visitantes que se encantaram com os detalhes do nosso navio.

VR – Quais os próximos rumos da viagem do Sedov?
NZ – Deixamos Recife no domingo, 26, e estamos seguindo para Montevidéu, no Uruguai. De lá, vamos para o porto de Ushuaia, na Argentina, e, em seguida, vamos à cidade de Valparaíso, no Chile. Nossa última etapa na América do Sul será o porto de Callao, no Peru. De lá, o veleiro Sedov vai cruzar todo o Oceano Pacífico, fazendo várias escalas até Vladivostok, na Rússia onde, em 25 de janeiro de 2013, completaremos a segunda fase da nossa viagem de circum-navegação. Nesta cidade russa, vamos fazer a troca de tripulação, receber novos cadetes, já que o Sedov é um navio-escola, e rumaremos então para São Petersburgo, onde a nossa viagem de 14 meses de duração deverá terminar no dia 20 de julho de 2013.

VR – Como estão se comportando os alunos e os tripulantes do Sedov ao longo desta viagem de circum-navegação?
NZ – Os cadetes e tripulantes são preparados mental e fisicamente para percursos de longa duração. Os membros da equipe estão prontos para enfrentar a viagem de 14 meses, enquanto os alunos para seis meses. Para os jovens, este é um sério desafio. Os cadetes rapidamente se acostumaram ao ritmo e ao calor. Não tenho nenhuma reclamação do trabalho de todas estas pessoas que estão conosco nesta longa viagem pelo mundo. Quanto à tripulação, a situação é ainda mais segura. A equipe é unida e experiente. Temos tripulantes que trabalham no Sedov há 40 anos e outros, há 5, 6 anos. Felizmente, e com a graça de Deus, está tudo correndo muito bem nesta longa viagem.

STS Sedov no Porto do Recife (I)


Porto do Recife, Pernambuco, Brasil.

STS Sedov